Escotistas

Escotistas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O escotista é o voluntário que atua diretamente com os jovens, é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada criança, adolescente e jovem e quem prepara as atividades, de forma que sejam desafiantes, úteis, recompensantes e atraentes.

A atuação do escotista pode ser em um dos quatro ramos existentes, de acordo com as faixas etárias: Lobinho, Escoteiro, Sênior ou Pioneiro. É importante que o escotista se identifique com o ramo de atuação. Para desempenhar bem o seu papel é necessário que ele compreenda como é aplicado o Método Escoteiro e o Programa Educativo do seu respectivo ramo de atuação.

É fundamental que os voluntários que atuam no papel de escotista compreendam a importância do seu papel como educador e do seu exemplo pessoal, sendo estes pontos essenciais do Método Escoteiro. É necessário que o escotista seja um grande motivador no processo de desenvolvimento do jovem, auxiliando-o no acolhimento, nas etapas de progressão, incentivando as conquistas de especialidades, propondo atividades atrativas, orientando individualmente e estreitando a relação entre a família e o Grupo Escoteiro.

Busca