Aventuras na Ilha de Brownsea

Aventuras na Ilha de Brownsea

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Um dia, em meados de Junho de 1907, aquele que seria o primeiro chefe escoteiro do mundo sentou-se e escreveu uma carta para alguns de seus velhos amigos do exército e suas esposas, pais de meninos, alunos de Harow, Charterhouse e outras grandes e selecionadas escolas inglesas entre 11 e 12 anos de idade e em início da adolescência.

"Eu proponho", escreveu ele, "fazer uma acampamento com 18 meninos escolhidos para aprender "scouting" por uma semana nas férias de agosto... O acampamento, por gentil permissão de C. Van Raalte, será realizado na Ilha de Brownsea...".

Como qualquer chefe escoteiro depois dele, continuou sua carta destacando o adestramento que pretendia dar aos meninos e assegurando aos pais que "todo o alimento, cozinha, higiene, etc..., seria cuidadosamente observado". Incluiu uma lista de roupas e do material necessário para acampar. Pediu que cada menino viesse para o acampamento sabendo o uso de três nós simples - nó direito, escota e volta do fiel - e providenciassem esboços dos nós que pudessem não saber.

Em conclusão ele escreveu: "Se você deseja enviar seu filho para o acampamento nestas condições, por favor avise-me e enviarei detalhes de como treiná-los, etc.". R.S.S.B-P.

Poucos dias mais tarde, em 17 de junho de 1907, ele enviou convites semelhantes para as Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth, para escolher 6 de seus membros, e para as Brigadas dos Meninos de Poole, 3 de seus membros, para juntar-se a ele, meninos de escolas secundárias, meninos de fazendas, filhos de famílias da classe operária.

Os convites para ir acampar com o famoso general Robert Stephenson Smyth Baden Powell foram aceitos com entusiasmo. Quem não gostaria de passar uma semana com o "Herói de Mafeking" - o apelido que Baden Powell ganhou como defensor da sitiada Mafeking durante a guerra dos Boers, na virada do século!

O número original de 18 foi excedido. Após pensar bem, Baden Powell decidiu incluir seu primo órfão de 9 anos para atuar como seu ajudante. Ele convidou um de seus velhos companheiros de armas, o Major Keneth McLaren para que o acompanhasse como assistente.

Na noite de 31 de julho de 1907 todos os participantes do que seria o primeiro acampamento escoteiro do mundo reuniram-se na Ilha de Brownsea. No outro dia, 1o de agosto, e pelos sete dias seguintes, Baden-Powell trabalhou com os meninos, testando o que ele chamou de "Método Escoteiro". Em 9 de agosto os mandou para casa, satisfeito com os resultados positivos de seu método.

O método funcionou, não somente para os meninos de Brownsea, mas para milhões que seguiram os seus passos desde 1907.

 

 Por William Hillcourt, autor de "Baden Powell - The Two Lives of a Hero" 

Busca