Baden-Powell

Baden-Powell

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Fundador e Escoteiro Chefe Mundial, Robert Stephenson Smith Baden Powell, também conhecido como B.P., nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de Fevereiro de 1857.

A infância de B.P., como sempre recordava, era uma época muito feliz, embora tenha perdido o pai com apenas três anos de idade. Encontrou na mãe e nos outros seis irmãos a felicidade e a força necessária para continuar sorrindo.

Nos primeiros anos de escola, B.P. já se destacava entre os alunos de sua escola, Charterhouse, pela sua inteligência, bom humor, companheirismo e também como bom músico, sabendo tocar piano, violino e flauta. Tornou-se mais popular depois que conquistou a vaga de goleiro da equipe de futebol de seu colégio.

Aos 19 anos de idade, ingressou no exército , sendo logo destacado para o Afeganistão. Em 1887 ganhou dos nativos africanos, o apelidao de "Impisa", o lobo que nunca dorme, devido a sua grande capacidade, coragem e pericia como explorador.

No ano de 1899, B.P. é destacado para defender a cidade de Mafeking, no coração da Africa do Sul. A importância desta cidade era grande, pois se localizava num grande entroncamento ferroviário,vital para o abastecimento das zonas de conflitos.

Com poucos soldados, B.P. teve a idéia de treinar todos os cidadãos possíveis para auxiliá-lo na guerra. Treinando jovens para ajudar na cozinha, no transporte de mensagens, nos primeiros socorros, e serviços mais leves, B.P. conseguiu manter o dominio de Mafeking até a chegada de reforços.

Com as vitórias em suas campanhas, B.P. foi promovido para o posto de major general, sendo considerado herói nacional.

Tentando explicar a tática utilizada na guerra, B.P. escreve o livro "Aids to Scouting", vendido posteriormente para as mais diversas pessoas, de diferentes idades.

O livro passou a ser usado inclusive em escolas masculinas, o que despertou o interesse por parte de B.P. em desenvolver atividades voltadas para rapazes. Para avaliar o real interesse dos jovens, organizou um acampamento com 20 jovens, em 1907, na ilha de Brownsea, no canal da Mancha. Os jovens foram agrupados em 4 patrulhas.

Após o sucesso do primeiro acampamento escoteiro, B.P. viu a necessidade de escrever um livro direcionado para jovens, então, nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento; "Escotismo para Rapazes". A partir deste momento, o escotismo não parou mais de crescer, apareceram patrulhas pelo mundo inteiro. Tanto cresceu que em 1910, B.P. compreendeu que dedicaria a sua "segunda vida" ao Escotismo, pedindo seu desligamento do Exército.

Em 1920 escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração mundial de escoteiros; o primeiro Jamboree Mundial.

Na ultima noite deste Jamboree, em 6 de Agosto, B.P. foi proclamado "Escoteiro Chefe Mundial".

No dia em que o movimento escoteiro completou 21 anos de idade, B.P. recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a Barão, tornando-se assim, Lord Baden Powell of Giwell.

Chegando ao limite de suas forças, após completar 80 anos de idade, B.P. e sua esposa, Lady Baden Powell, regressaram para África, onde se fixaram no Quênia, e foi nessa cidade que B.P. deu seu último supiro, enquanto durmia, faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.

B.P. se despedia da vida deixando para trás uma história e um legado incalculável, na qual milhões de escoteiros e jovens se inspiram até hoje. 

Busca